segunda-feira, 28 de março de 2011

SÃO PAULO 2 X 1 CORINTHIANS


Pela 16ª rodada do campeonato paulista, o São Paulo bateu o Corinthians por 2 a 1 ontem, na Arena Barueri. A vitória veio pelas mãos, com incríveis defesas e pelos pés, com o centésimo gol de Rogério Ceni.
Com um grande tabu em jogo, o São Paulo e Corinthians travaram um duelo nervoso e equilibrado. O primeiro tempo foi muito estudado por ambas as equipes. E mesmo sem o placar movimentar, foi uma boa primeira etapa, com bom duelo tático. O tricolor foi a campo com um tabu entalado na garganta. Há quatro anos (11 jogos), o São Paulo não vencia o timão. 

Carpegiani mandou a campo com um time mais cauteloso, Rodrigo Souto e Ilsinho foram as surpresas, atuando no 4-4-2, tendo três volantes, dando assim mais marcação ao trio de ataque corintiano. Pelo lado alvinegro, o time foi o mesmo da vitória sobre Oeste, tendo Morais como responsável pela armação das jogadas e no ataque Jorge Henrique, Dentinho e Liedson. Com maior posse de bola, o Corinthians teve início muito mais promissor do que o São Paulo, que aguardava para explorar o contra-ataque. Com os três volantes, o timão não conseguia arranjar espaços e o jogo ficando com muitas divididas. Mas o São Paulo não estava morto, quando teve espaço, o time chutava ao gol e levava perigo. Sendo mais eficiente que o adversário, Dagoberto abriu o placar para o tricolor em um belo chute de fora da área, aos 39 minutos. Com o gol, o Corinthians foi pra frente e quase conseguiu a igualdade minutos depois em cabeçada de Dentinho.

O jogo voltou do mesmo momento que terminou a primeira etapa, com o Corinthians pressionando. Logo aos dois minutos, após jogada de linha de fundo, Jorge Henrique concluiu a queima roupa, que mesmo com desvio da zaga, e viu uma linda defesa de Rogério Ceni.

Mas o maior momento da partida estava por vir e não demorou muito para acontecer. Aos 8 minutos, Ralf para Fernandinho perto da área. A torcida logo chamou o goleiro-artilheiro que tinha 99 gols na carreira. Faltava um só para o centésimo. Faltava. Porque com uma incrível cobrança, Rogério Ceni foi ao delírio e extravasou como poucas vezes vez. Clima de festa total. Torcida em êxtase e foguetório de quase dez minutos.


O Corinthians sentiu a pancada e ate aos 20 não conseguia armar uma jogada. Pior ainda, perdeu Alessandro, justamente, após falta violenta. Mas após rápida cobrança de falta, Dentinho descontou, voltando a dar esperanças aos torcedores do Corinthians e colocando fogo na partida. Como prova dos nervos fora do lugar, o próprio Dentinho foi expulso, depois de chutar Rodrigo Souto infantilmente. Deixando o tricolor novamente com um a mais, já que Dagoberto acabara de ser expulso.

Depois disso, o São Paulo começou a se fechar e o Corinthians foi pro tudo ou nada, deixando muito espaço para os contra-ataques com Marlos, que não conseguiu aproveitar as três chances que teve para matar o jogo. Mesmo com volume de jogo maior, o time do Parque São Jorge não conseguia finalizar em gol as jogas. Só que não tinha jeito, o protagonista do dia era Rogério Ceni. No penúltimo minuto, após escanteio, Liedson emendou uma bicicleta na pequena área, mas ele apareceu e com muito reflexo, Rogério Ceni defendeu magistralmente mais uma bola, garantindo mais que a vitória. Lavando a alma tricolor, quebrou o tabu e atingiu a incrível marca de 100 gols para um goleiro.


sexta-feira, 25 de março de 2011

PAULISTA 3 X 2 SÃO PAULO

Motivado pela série de quatro jogos sem perder e sem levar gol, o São Paulo foi até Jundiaí para encarar o Paulista. Só que o resultado não saiu como planejado.

E o indício de que as coisas não estavam ocorrendo bem foi logo no início da partida. No primeiro minuto de bola rolando, Weldinho chutou e Rogério não conseguiu segurar, dando rebote para o meio da área, deixando fácil para Fabiano colocar o time do interior na frente. O São Paulo não sentiu o baque e aos poucos foi controlando o jogo, porém sem a eficiência nos arremates não conseguia o gol de empate.

O time concentrava suas jogadas pelo lado esquerdo, apostando na velocidade de Fernandinho e nas infiltradas de Juan. Percebendo isso, Paulo César Carpegiani sacou Casemiro para a entrada de Ilsinho, na tentativa de fazer a bola passar por ambos os lados. Enquanto isso, o Paulista levava perigo nos contra-ataques, principalmente com Weldinho. E foi justamente assim que o meia do Paulista conseguiu ampliar o placar aos 36 minutos, em  um chute cruzado, dando tranqüilidade para os jogadores do galo descerem para o intervalo.

No começo do segundo tempo, o São Paulo foi pra cima a fim de se manter na liderança. Aos seis, Ilsinho foi derrubado na área. Rogério Ceni bateu e fez seu 99º gol na carreira. A alegria durou pouco e numa falha da defesa tricolor, que deixou um enorme espaço para o terceiro gol do Paulista. Com a desvantagem de volta a dois gols, o tricolor sentiu. Demorou dez minutos para o São Paulo voltar a incomodar. Dagoberto conseguiu descontar após boa jogada de Fernandinho. Mas o São Paulo volta a esbarrar nas finalizações. Mantinha a bola e errava demais nos chutes. Nos minutos finais, veio o desespero para o empate, mas sem resultado.

Com a derrota, o time do Morumbi caiu da liderança para o terceiro lugar, ficando atrás do Corinthians e do Palmeiras. Agora o foco é o clássico de domingo contra o Corinthians, rival que não vence há quatro anos (11 jogos).



quinta-feira, 24 de março de 2011

FLUMINENSE 3 X 2 AMÉRICA-MEX

Um final pouco provável aconteceu ontem no Engenhão. Desesperado por uma vitória no seu último jogo em casa pela primeira fase da Libertadores, os dois próximos confrontos são longe de casa. O Fluminense recebeu o América do México e, de virada, ganhou o jogo com muito sofrimento, com direito a gol aos 42 minutos do segundo tempo. Apesar da vontade, não consegui assistir o jogo, exceto pelos últimos dez minutos, por isso não posso comentar os noventa minutos.

Mas quero destacar outro lado. O Fluminense, no começo do campeonato, foi considerado um dos favoritos ao título. Elenco e a conquista do último campeonato brasileiro o credenciaram a isso. Mas o time não emplacou na Libertadores e com dois empates e uma derrota, quase o eliminaram da segunda fase, mesmo ainda restando três jogos para o final da fase de classificação. A conta é simples: Três jogos, três vitórias. E com toda turbulência que ronda as Laranjeiras, tarefa fácil se torna complicado, imagina tarefa difícil.

O Flu começou perdendo ontem após falha de Ricardo Berna com Digão, empatou com Gum e voltou a ficar em desvantagem, após mais um lance atrapalhado de Digão. Araújo empatou e Deco virou. A torcida, SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS, foi ao delírio pela vitória épica. O papel da torcida é esse. Ela sim tem que se contagiar não importa a fase. Ela sente um misto entre ódio e amor. Mas a comemoração excessiva que os jogadores do Fluminense fizeram após a partida foi lamentável. Um time rodado, com jogadores diferenciados, não pode comemorar daquele jeito. Além disso, as declarações dadas dão a entender que todos os problemas foram superados e que essa vitória foi suficiente para apagar os vexames. Se a classificação tivesse ocorrido ontem, ok. Mas não. O tricolor carioca continua na UTI em estado crítico.

segunda-feira, 21 de março de 2011

GRÊMIO PRUDENTE 0 X 1 SÃO PAULO

Em um jogo sem muita vibração, o São Paulo bateu o Grêmio Prudente por 1 a 0 e se manteve na liderança do paulistão com 31 pontos.
O time do Morumbi tinha o desfalque de Dagoberto, e com isso, Marlos teve sua chance no time titular. Mas o time voltou a apresentar um futebol fraco, assim como foi na vitória sobre o Ituano. Do outro lado estava um dos candidatos ao rebaixamento do campeonato. O Prudente é o lanterna e precisava dos três pontos.
Foi um jogo muito fechado, sem grandes emoções. O tricolor não conseguiu colocar o seu ritmo e acabou não explorando a sua principal virtude, a velocidade. William ficou muito isolado na frente, Marlos e Lucas foram bem marcados e não conseguiam criar as jogadas. O São Paulo passou a tocar bola, esperando uma brecha na marcação do adversário, o que não ocorreu.
O time do interior não tinha poder ofensivo e fica restrito em apenas marcar. O time cometeu muitas faltas, deixando o tempo de bola parada muito grande. O fim do primeiro tempo chegou com os torcedores dando graças a Deus pelo término.
Quando a etapa complementar começou, os tricolores foram pra cima, fazendo uma pressão no Prudente. A pressão teria dado resultado aos 9 minutos, quando Juan invadiu a área e foi derrubado por Ângelo. Pênalti claro não marcado. Mais tarde, após cobrança de falta, o zagueiro do Prudente se apoiou em Lucas, impedindo que o meia subisse na bola. Lance polêmico em que os jogadores do São Paulo voltaram a reclamar do árbitro, mas nada foi marcado. Depois disso o jogo voltou a cair na mesmice e o empate parecia certo.
Enquanto isso, o Prudente mantinha sua posição de defesa total e tentava sair em velocidade, mas sem a qualidade no passe não conseguiam levar perigo à zaga tricolor. Percebendo a acomodação do time, Carpegiani sacou Casemiro e atendendo aos pedidos da torcida, colocou Henrique. No primeiro lance do atacante, Marlos desceu pela linha de fundo e tocou pra conclusão de Henrique, garantindo os três pontos e a manutenção da liderança do paulistão.


sábado, 12 de março de 2011

SÃO PAULO 2 X 0 ITUANO


O novo líder do campeonato paulista é o São Paulo. Após a vitória contra o Ituano, o time do Morumbi se igualou ao s 25 pontos de Corinthians, Santos e Palmeiras, mas por ter uma vitória a mais assumiu a primeira posição da tabela.

E para garantir os três pontos, o tricolor jogou apenas o suficiente. Foram raros os lampejos da equipe, que contou com a fragilidade da equipe do interior. Carpegiani alterou o time e escalou Jean no meio, Ilsinho na ala, Xandão mantido na zaga e William fazendo o papel de pivô. Foi um falso 4-4-2, porque quando a bola rolou o que se via era um 3-5-2. Lucas, pela primeira vez, jogou pelo lado esquerdo do campo (mostrando que rende tanto no meio, direita e esquerda), enquanto Dagoberto caia pela direita. No começo do jogo, o São Paulo deu a impressão que ia atropelar o adversário. Ilsinho foi à linha de fundo e cruzou para a cabeçada de William, na sobra Dagoberto chutou por cima e levantou a torcida. Mas foi apenas impressão. Depois disso o jogo ficou monótono, sem nenhuma emoção. O tricolor não estava inspirado e sem nenhuma criatividade apenas tocava a bola sem conseguir se infiltrar na zaga adversária.

Por outro lado, o Ituano se defendia e apenas deixava Malaquias tentar perturbar a zaga tricolor. Em apenas um único lance isso aconteceu, apostando na velocidade, o atacante pegou a bola e ganhou na corrida de Xandão, mas Rogério Ceni posicionado quase como um líbero, conseguiu afastar o perigo. O gol tricolor saiu apenas aos 41 minutos, após um belo arremate de Jean.

Quando teve início o segundo tempo, o São Paulo passou mais uma vez a impressão que ia atropelar. Logo aos 4 minutos, Dagoberto ampliou a vantagem após receber passe de William. E mais uma vez o rendimento do time caiu depois dos minutos iniciais. Com dois gols de vantagem e sem nenhuma pressão da equipe de Itu, o São Paulo se acomodou e passou toda a segunda etapa deixando o tempo passar.

sexta-feira, 11 de março de 2011

REDETV!

Após quase três horas de atraso, o Clube dos 13 divulgou o vencedor da licitação para o triênio 2012-2014. Mesmo ainda não sendo certa a sua vitória devido as desistências de alguns clubes, a REDETV! superou o valor mínimo da licitação (R$ 500 milhões), oferecendo R$ 516 milhões por temporada, resultando pelo período o valor de R$ 1, 548 bilhão.

Agora a emissora terá um mês para mostrar as garantias financeiras, além de já pagar 20% do valor total do triênio.

Se realmente a REDETV! vai levar os direitos de transmissão é cedo dizer, já que para o contrato ter validade, os 20 clubes precisam assinar e metade deles anunciou que pretendem negociar individualmente com as emissoras.

Será que com esse valor oferecido, os clubes que previamente saíram do Clube dos 13 na tentativa de arrecadar mais individualmente, irão superar o valor a que teriam direito com a proposta da REDETV!.

A título de conhecimento, SBT e Band não apresentaram proposta. A Rede Globo anunciou que irá negociar diretamente com os clubes e a Record retirou sua proposta minutos antes de começar a coletiva.