terça-feira, 21 de junho de 2011

A INTERATIVIDADE ESPORTIVA NA INTERNET


A importância da tecnologia esta cada vez mais evidente e a internet é o seu carro chefe. O esporte seguiu a tendência do mundo. E o jornalismo esportivo foi alterado. Além da velocidade da internet, hoje em dia as famosas redes sociais conseguem se tornar fonte de notícias aos jornalistas
Umas das vantagens da internet aos jornais é a velocidade da informação. Em questão de segundo, a notícia consegue ser vinculada em algum portal, não precisando esperar até o dia seguinte para se ter a informação. Outro fator é a praticidade de leitura. Em poucos momentos, o leitor consegue ter conhecimento de várias notícias através das abas da página.
Ditando novas influências, a internet é tentada, demasiadamente, ser transportada para a televisão e não diferente aos programas esportivos. Provando a importância da internet, os programas inflam seu conteúdo com assuntos gerados pelo mundo cibernético.
Com a liberdade proporcionada pela internet, cada um pode expressar sua opinião e divulgar uma notícia esportiva. O site Youtube é referência nesse quesito. Cada pessoa cadastrada pode criar um vídeo e publicá-lo. Com isso, qualquer pessoa que fizer uma pesquisa com as palavras que se aproximem do assunto, terá acesso ao vídeo. Esse site possui tanto o lado positivo quanto o negativo. O Youtube pode servir como grande divulgador de esportes poucos ou quase nada divulgados pela outras plataformas. Por outro lado, temos as imagens, as informações divulgadas sem a devida autorização.
Outro recurso oferecido pela internet são as redes sociais. Orkut, Facebook, Twitter, entre inúmeros outros são cada vez mais fonte de pesquisa para os jornalistas. As redes sociais às vezes conseguem inclusive “publicar” a notícia sem a figura de um jornalista.
Nesses sites de relacionamentos, o esporte é constantemente presenciado através das “comunidades”. Essas que não passam de determinado assunto que as pessoas se identificam.
Ultimamente, várias notícias foram publicadas pelos próprios jogadores. Eles se adiantam e, com todo direito, nas suas páginas pessoais dão as informações sobre a própria carreira, exemplo disso é quando eles falam, ou melhor, teclam dizendo para qual clube irão se transferir.
Com a liberdade, os jogadores usam seus perfis para dizer o que às vezes são vetados pelos seus agentes. E com isso causam um alvoroço e dão a notícia à mídia. Exemplo para a discussão entre o ex-zagueiro do São Paulo, Alex Silva com o meia do Palmeiras, Valdivia. Por alguns dias, muitos veículos da imprensa esportiva deram destaque para a discussão dos jogadores pelo twitter.
As “fontes” de comunicação da internet não podem ser consideradas jornalismo de nenhuma editoria. São extremamente amadores e não primam pelo compromisso com a verdade. Porém, é inegável a importância da internet no cotidiano de cada pessoa e com isso, as publicações de notícias nesse meio acabam sendo um dos principais recursos de leitura.
p.s. Esse texto foi uma análise do artigo: A interatividade esportiva na Internet: uma avaliação de como o Youtube e o Orkut transmitem as informações do esporte. Sílvio Saraiva Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário