segunda-feira, 18 de julho de 2011

BRASIL 0 (0) X 0 (2) PARAGUAI

Acabou mais cedo para a torcida brasileira a Copa América com a eliminação, nos pênaltis, diante o Paraguai.
Jogando em La Plata, com um gramado em péssimas condições, o Brasil dominou os 120 minutos de bola rolando, mas não foi capaz de converter as chances em gol. E após perder as quatro cobranças não restou mais nada além de lamentar.
O Paraguai adotou uma postura muito diferente do empate em 2 a 2 na última semana. Mais cautelosos, procuravam as jogadas rápidas para surpreender os brasileiros. Já o Brasil foi a campo com a intenção de decidir nos 90 minutos. Mostrou bom futebol, mas faltou objetividade nos ataques. A seleção tocava bem a bola, mas não teve esse amplo domínio nas finalizações.
Robinho com uma bela atuação era o principal armador da seleção que teve mais uma vez Paulo Henrique Ganso sumido em campo. O camisa 7 roubou bola, driblou e lançou para os companheiros de ataque que não aproveitavam as chances. Ramires finalmente fez uma boa partida na Copa América, o volante saiu para o jogo e se apresentava com facilidade a frente. Mas a marcação paraguaia estava forte e com muitas faltas de anti-jogo, os paraguaios foram parando os brasileiros e fazendo cada vez mais o tempo passar para decidir na prorrogação.
Com o final do primeiro tempo, a torcida brasileira seguia confiante na vitória com o futebol apresentado. Mas o gol insistia em não sair. E foi no segundo tempo que apareceu o jogador da partida, Justo Villar. O goleiro paraguaio fechou o gol e salvou o Paraguai. Quando a bola passava pelo goleiro, os zagueiros surgiam e tiravam a bola. Foi assim após boa jogada de Neymar logo aos 3 minutos quando a zaga afastou o perigo. E quando Barreto, já no final da partida, salvou na linha uma cabeçada de Fred. Pato também teve sua chance, mas Villar apareceu com o pé e salvou mais uma vez.
Com a má pontaria e com Villar, o jogo teve que ir à prorrogação. E dessa vez sem sofrer grande pressão, o Paraguai continuou se defendendo querendo prolongar mais a decisão e ir para os pênaltis. E conseguiu mesmo com um Brasil amplamente superior.
Nos pênaltis foi um papelão para a torcida brasileira. Só não foi pior porque o primeiro pênalti paraguaio também foi desperdiçado. Mas pelo lado do Brasil, 4 pênaltis batidos e 4 desperdiçados (Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred).
Agora os comandados de Mano geram desconfiança e o pior, esses jovens talentos podem ser perseguidos e marcados pela criticas. Futebol é uma caixa de surpresa e nem sempre o melhor vence. Copa América tem sua importância, mas não é um torneio vital para seleções do nível de um Brasil.
Acredito que essa eliminação servira de aprendizado e vai amadurecer muito esse grupo. E na próxima competição separa um tempo maior para treinamentos, inclusive de pênaltis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário