segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ELE PAROU!

O que dizer de um jogador que faz sua estréia profissionalmente com apenas 16 anos? Que precisou apenas de dois jogos para já disputar uma copa do mundo? Que passou pelos maiores clubes do mundo e em todos conquistou a torcida? E se ele ainda se tornasse o maior artilheiro da história em Mundiais?
Você diria que ele é no mínimo diferenciado, mas mesmo assim estaria errado. Ele foi, é e sempre será um FENÔMENO.
Sou Ronaldo
  Muito prazer em conhecer
  Eu sou Fenômeno
  Ronaldo Nazário dos campos”

Ronaldo anunciou hoje no CT Joaquim Grava sua aposentadoria. O craque de 34 anos sempre conviveu com lesões, algo que foi agravando a cada temporada. E soma-se a isso outro problema, o hipotireoidismo. A principal causa pelas suas brigas constantes com a balança.
Ronaldo fez ao total de sua carreira como profissional 471 gols (15 em Copas). Passou com maestria por todos os clubes: Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians. Talvez o Milan foi o clube que menos o viu brilhar, mas o pouco que viu, foi suficiente.

Aos 16 anos Ronaldo estreou pelo Cruzeiro no Campeonato Mineiro e não parou mais. Com dois jogos com a amarelinha, garantiu seu lugar na Copa do Mundo de 1994 e se tornou um dos jogadores mais jovens a ser campeão. Após o Mundial, Ronaldo se transferiu para o PSV da Holanda com a simples missão de substituir Romário, que acabara de ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo, e ele se saiu muito bem. Em sua primeira temporada na Europa foi artilheiro do campeonato local com 30 gols. Em 1996, o Barcelona compra a jovem promessa. E ele marca dezessete gols em vinte partidas, atuando em apenas metade da temporada e começa a ganhar o apelido de Fenômeno e ganha também o primeiro título de melhor jogador do mundo.
A Internaziole, que o quis comprar na epóca de Cruzeiro ainda, consegue enfim contar com o Fenômeno. E ele se torna o estrangeiro que mais fez gol na temporada de estreia. E novamente o título de melhor jogador do mundo.
Um ano marcante foi o de 1998, ano da “convulsão” antes da final contra a França e na primeira grave lesão no joelho. Em 2000 ele volta a jogar e após sete minutos machuca-se gravemente no mesmo joelho.
Ronaldo passou quinze meses se recuperando e logo em seguida veio o Mundial de 2002. Felipão, conversou com Fenômeno para saber as condições dele e quando todos depositavam suas fichas em Romário, Felipão apostou em Ronaldo. E ele se tornou o grande nome da conquista do penta, inclusive marcando os dois gols da final contra a Alemanha. A perfeita volta por cima.
Após novamente um término de Mundial, Ronaldo foi para o Real Madrid e na temporada 2002/2003 e eleito mais uma vez o melhor jogador do mundo.
No Mundial de 2006, o Fenômeno teve que conviver com constantes críticas sobre o seu peso, mas mesmo assim se tornou o maior artilheiro em Copas. Após brigas com alguns torcedores merengues, Ronaldo voltou a Milão em janeiro de 2007, para agora jogar no Milan. No clube italiano Ronaldo fez boa temporada, sem o brilho de antigamente e descobriu seu problema de hipotireoidismo.  Logo no começo do ano de 2008, mais uma contusão e o adeus ao clube de Milão.
Cada vez mais próximo ao final da carreira, o Fenômeno voltou ao Brasil para se tratar no Flamengo  e muitos julgavam como impossível ele jogar bem. O Corinthians fez um projeto audacioso (diga-se por passagem, muito bem executado) e em dezembro de 2008 repatriou o craque. Ronaldo se superou mais uma vez e foi o destaque do Timão no primeiro semestre de 2009, faturando o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Vale lembrar que o seu primeiro gol no Corinthians foi marcado no clássico contra o Palmeiras e nos minutos finais. Mas no final do mesmo ano, as contusões voltaram a atrapalhar. Veio 2010 e Ronaldo não conseguiu ser mais decisivo e ainda por cima, ausente na maioria dos jogos.
Ronaldo tinha contrato ate o final de 2011. Todos esperavam sua aposentadoria no final desse ano. Mas com a eliminação na Libertadores, os protestos dos torcedores e somado a isso as várias lesões, Ronaldo antecipou sua saída dos gramados.
O Fenômeno foi o grande jogador de uma geração e ídolo de vários meninos que se inspiravam nele na tentativa de se tornar jogador de futebol. Hoje é um dia histórico e triste não só para o próprio Ronaldo ou para os torcedores dos clubes que ele defendeu. Esse dia ficara marcado para todos os amantes do futebol que viram aquele menino magro, habilidoso, dono de arrancadas sensacionais e com um incrível faro de gol.
Obrigado Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário